Gran Finalle reúne arte circense com história emotiva em espetáculo teatral virtual

Apresentação virtual acontecerá nos dias 20 e 21 de abril no canal da companhia

Um casal de velhinhos alegres, ativos, engraçados.

Ele esqueceu até que é esquecido.

Ela tem o pé na realidade, ele vive no “mundo da lua”.

São coloridos e cuidadosos, e estão aguardando os filhos, para apresentar um grande espetáculo de circo!

É esse o início do enredo do espetáculo “Gran Finalle’, que busca através de técnicas circenses compartilhar um pouco da história de artistas de circo, como acontecia nos bastidores, ou seja, o espetáculo traz à tona os percalços da vida cotidiana destes artistas e faz o alerta onde o envelhecer, ocasiona conflitos gerados emocionalmente, socialmente e profissionalmente eram silenciados.

Sonhando com o passado brilhante ou com uma realidade que não existe, mas sempre sonhando, o casal vive a espera de seus filhos e netos que ninguém sabe se realmente vêm. Solidão e abandono fazem parte do roteiro e temáticas de como esses artistas, muitas vezes, a margem do esquecimento, vivem e não desistem de alimentar a paixão pela vida e pela arte do circo, são abordados no decorrer do espetáculo.

“Faz um ano que estamos pensando na montagem desse espetáculo e com o tempo afinamos a ideia e convidamos Breno Moroni para fazer a direção. Quando surgiu o financiamento da Aldir Blanc, conseguimos dar subsídio e tirá-lo do papel”, disse a atriz Fran Corona.

Há mais de seis meses o grupo desenvolve o espetáculo que vai desde projeto de pesquisa até ensaios. Tudo para exibir três sessões online nos dias 20 e 21 de abril. Devido ao agravamento da pandemia não é seguro nenhuma apresentação presencial.

Já para o ator Moreno Mourão, o novo formato de trabalho remoto, acabou mexendo com toda a estrutura dos trabalhos cênicos, uma vez que envolveu a apresentação virtual dentro do espetáculo, ou seja, terá um formato além do já conhecido presencial. “Isso mexe com bastante coisa, pois tivemos que adaptar todo o espetáculo para o formato online, desde a criação, a troca com a equipe, escrita, ensaios e apresentações. Pode não ser o formato que temos como “ideal” dentro de uma arte, onde o primordial é a presença do público, mas foi possível trabalhar e criar possibilidades novas que nos surpreendeu em vários aspectos”, argumenta.

Sobre a atual situação de pandemia da Covid-19 em todo o planeta, o diretor Breno Moroni garante que mesmo sendo um desafio constante, é adaptável. “A questão de como a gente se adapta à pandemia é uma questão da arte desde a sua história na humanidade, onde já passamos por guerras, pestes e demais tragédias humanitárias. A arte vai se adaptando a isso e faz parte dessa pressão e evolução da sociedade”, finalizou.

Este projeto conta com o incentivo da Lei Aldir Blanc do Governo Federal e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura de Campo Grande – Sectur. Por hora e por conta da pandemia da Covid-19, não será possível apresentação aberta e gratuita em espaços e escolas públicas de Campo Grande/MS. Como o público não pode esperar, será feita uma apresentação virtual do espetáculo no canal do Youtube da companhia Pisando Alto.

Assim que a situação se normalizar e todxs forem vacinadxs,  apresentaremos Gran Finalle numa praça, feira, escola, parque ou calçada mais perto de você!!!!

Acompanhem nosso trabalho e fiquem por dentro de horários e links disponíveis pela página do Facebook ‘Gran Finalle’ e pelo Instagram da companhia Pisando Alto. Mais informações pelo e-mail pisandoaltopernadepau@gmail.com

Ficha técnica

Direção e Dramaturgia: Breno Moroni

Elenco: Fran Corona e Moreno Mourão

Figurino/Adereços/Cenário: Ramona Rodrigues

Artista Gráfica: Maíra Espíndola

Preparação Musical e Arranjos: Lucas Rosa e Marcelus Anderson

Produção Audiovisual e Fotos: Uári De Arruda

Assessoria de Imprensa: Carol Alencar

Costuraria: Fleur Confecções

Marceneiro: Geraldo Pereira

Deixe um comentário